quinta-feira, 18 de março de 2010

Ciiiências :D q

Noção de Fenômeno:
Na natureza observamos constantes transformações , a dilatação (aumento das dimenções dos corpos por efeito do calor) , a formação de gases a partir da decomposição da matéria orgânica , as descargas elétricas das nuvens , a transformação da luz solar em arco-íris e outras. Essas transformações que ocorrem na natureza denominam-se fenômenos. O crescimento de uma árvore , a transformação de flores em frutas e sementes também são fenômenos.
Na natureza há dois tipos de fenômenos: os físicos e os químicos.
Colocando água num freezer depois de algum tempo, essa se transforma em gelo (água sólida). A água continua sendo a mesma , se retirada do freezer, a água retorna à forma líquida.
Esse fenômeno ocorreu causando uma transformação no estado da água , sem produzir uma nova espécie de substância, logo, trata-se de um fenômeno físico.
Suco de limão, sem açúcar, tem sabor ácido ou azedo. Acrescentando bicarbonato de sódio ao suco, há produção de efervescência e percebe-se que o suco de limão e o bicarbonato sofreram alterações, perdendo suas características iniciais. Nesse caso, dizemos que se trata de um fenômeno químico.
Os fenômenos fisicos são estudados numa ciência denominada Física, e os fenômenos químicos em outra, a Química. Para estudá-las realisamos experimentos e observamos, analisamos, interpretamos e finalmente tiramos as conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário