quinta-feira, 13 de maio de 2010

Estados Físicos da Matéria

O grau de proximidade ou de afastamento das partículas da matéria determinam para ela 3 estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
Estado Sólido -> é a grande proximidade das partículas no estado sólido determina uma contância na forma e no volume da matéria.
Estado Líquido -> neste as partículas estão um pouco afastadas entre si, podendo apresentar uma pequena mobilidade o que possibilita uma mudança de forma ou formato, mas seu volume permanece constante.
Estado Gasoso -> nos estado gasoso as partículas escontram-se bem afastadas umas das outras apresentando grande mobilidade fazendo com que a matéria adquira forma e volume variáveis.

Perguntas:

1. O que são propriedades específicas da matéria?
2. O que é o calor específico de uma substância?
3. O que é a densidade de uma substância?

Respostas:
1. Caracterizam cada substância em particular.
2. É a quantidade de calor necessária para aumentar em 1°C a temperatura de 1g dessa substância.
3. Se relacionarmos a massa de uma substância com o seu volume obtemos a densidade.

Propriedades Organolépticas

São aqueles que impressionam nossos órgãos dos sentidos:
a) Estado de agregação: percebemos o estado físico da substância e também se é lisa, rugosa, porosa, atravéz do tato.
b) Cor: percebida pela visão.
c) Odor: percebemos por meio de células da mocosa nasal.
d) Sabor: percebido pelas papilas gustativas que encontram-se na língua.
e) Brilho: também é percebido pela visão. Há substâncias que refletem a luz e são brilhante, outras que não refletem a luz são foscas.

Propriedades Químicas

As propriedades químicas descrevem o comportamento de uma substância quando colocada sob a ação de outras substâncias. Cada substância tem suas próprias propriedades químicas.

Propriedades Físicas

São aquelas que não dizem respeito a qualquer alterações na estrutura da substância. São elas: fusão, ebulição, liquefação, calor específico, densidade, solubilidade, e dureza.
Calor específico -> cada substância possui seu calor específico que corresponde a quantidade de calor necessária para aumentar em 1 °C a temperatura de 1g dessa substância. A unidade de medida é a caloria.
Densidade
-> se relacionarmos a massa de uma substância com seu volume obtemos a densidade. D = m/V. Sua unidade de medida é o kg/m³ ou g/cm³.
Solubilidade
-> quando uma substância dissolve-se em água, originando uma solução dizemos que ela é solúvel. Solução é uma mistura homogênea de duas substâncias. A substância que entra em maior quantidade é o solvente, e a substância que entra em menos quantidade é o soluto.
A 0 °C, a quantidade máxima de cloreto de sódio (sal de cozinha) que se dissolve em um litro de água é de 357g. O que for colocado a mais não se dissolverá. Então dizemos que o coeficiente de solubilidade do cloreto de sódio é de 357.
O coeficiente de solubilidade do sacarose (açúcar comum) é de 420g por litro de água.
Dureza
-> é a resistência ao risco. Existe um pequena escala de dureza , onde foram usados 10 minerais da crosta terrestre e seus valores variam de 1 a 10; 1: talco. 2: gipsita. 3: calcita. 4: fluorita. 5: apatita. 6: feldspato. 7: quartzo. 8: topázio. 9: coríndon. 10: diamante.