quinta-feira, 25 de março de 2010

Matéria e Substância.

Todas as coisam que ocupam lugar no espaço e possuem massa (que pesam) denominam-se matéria. Como a água , o solo , pedras e tudo que nos rodeia , livros , roupas , alimentos , etc.
Quando limitamos a quantidade de matéria , temos um corpo. Por exemplo um fruto , um pedaço de madeira , um pedaço de metal , uma porção de qualquer matéria.
Quando essa porção de matéria possuir uma finalidade ou utilidade essa denomina-se objeto.
Como vimos, toda matéria ocupa lugar no espaço e possui massa.
As várias espécies de matéria distinguim-se umas das outras pela forma , cor , cheiro , gosto e outras qualidades. Esses tipos variados de matéra chamam-se substâncias. Exemplo água e sal são duas espécies diferentes de matéria. A substância sal é: sólido , branco , cristalino e sabor salgado ; enquanto a água é: líquida , incolor , insípida e inodora .

A Química em nossa vida.

Estudamos o corpo humano e vimos que muitas funções como a digestão e a respiração também envolvem fenômenos químicos. Também a higiene pessoal e a doméstica envolvem a utilização e produtos químicos: sabonete , shampoo , detergente , desinfetante , creme dental , maquiagem , desodorante , perfume , esmalte.
Muitos produtos que usamos são fabricados por reações químicas nas indústrias como o plástico , polietileno (pet) , polivinilcarbono (pvc) .

quinta-feira, 18 de março de 2010

Ciiiências :D q

Noção de Fenômeno:
Na natureza observamos constantes transformações , a dilatação (aumento das dimenções dos corpos por efeito do calor) , a formação de gases a partir da decomposição da matéria orgânica , as descargas elétricas das nuvens , a transformação da luz solar em arco-íris e outras. Essas transformações que ocorrem na natureza denominam-se fenômenos. O crescimento de uma árvore , a transformação de flores em frutas e sementes também são fenômenos.
Na natureza há dois tipos de fenômenos: os físicos e os químicos.
Colocando água num freezer depois de algum tempo, essa se transforma em gelo (água sólida). A água continua sendo a mesma , se retirada do freezer, a água retorna à forma líquida.
Esse fenômeno ocorreu causando uma transformação no estado da água , sem produzir uma nova espécie de substância, logo, trata-se de um fenômeno físico.
Suco de limão, sem açúcar, tem sabor ácido ou azedo. Acrescentando bicarbonato de sódio ao suco, há produção de efervescência e percebe-se que o suco de limão e o bicarbonato sofreram alterações, perdendo suas características iniciais. Nesse caso, dizemos que se trata de um fenômeno químico.
Os fenômenos fisicos são estudados numa ciência denominada Física, e os fenômenos químicos em outra, a Química. Para estudá-las realisamos experimentos e observamos, analisamos, interpretamos e finalmente tiramos as conclusões.

quinta-feira, 11 de março de 2010

primeiro post -s

Oii , tudo belê com voocê ? :D
esse é meu primeiro post nesse blog , então eu só to fazendo esse pra testa , pq eu e
minhas amigas esquecemos os cadernos para poder postar algo descente sobre algum assunto , eu vim aqui dizer que a gente é esquecida :B